Prefeitura de Salvador dá início à construção do primeiro Centro Comunitário pela Vida do Brasil na região de Pirajá
A Prefeitura de Salvador iniciou as obras do primeiro Centro Comunitário pela Vida (Convive) do Brasil, em Pirajá. O equipamento tem como objetivo prevenir a violência, reduzir a criminalidade e promover a cultura da paz, oferecendo uma estrutura integrada de serviços sociais, educacionais, esportivos, culturais e de qualificação profissional.
Com investimento de R$ 10,3 milhões, financiado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o centro terá 10 mil m² e contará com piscina semiolímpica, quadras esportivas, campo de futebol, consultórios de saúde, auditório, biblioteca, salas de cursos, laboratórios de informática, unidade do Cras, parque infantil e espaços para atividades culturais e esportivas.
Salvador foi uma das 30 cidades selecionadas no país e a primeira a iniciar as obras, que devem ser concluídas em 12 meses. O Convive atenderá principalmente moradores em situação de vulnerabilidade de bairros como Pirajá, Mata Escura, São Caetano, Valéria e outros, beneficiando cerca de 490 mil pessoas.
Inspirado em modelos como o Compaz (Recife) e a Usina da Paz (Pará), o projeto aposta na integração de políticas públicas como estratégia de combate à violência. Moradores da região elogiaram a iniciativa, destacando os benefícios para jovens, crianças e idosos, além da melhoria na qualidade de vida e segurança da comunidade.
