Projeto “Polícia Cidadã” leva serviços de saúde e acolhimento ao Complexo Policial do Ogunjá

Nesta quinta (25) e sexta-feira (26), a Polícia Civil da Bahia recebe no Complexo Policial do Ogunjá o projeto “Polícia Cidadã”, uma iniciativa do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc), em parceria com a Frente Nacional de Negros e Negras (FNN). A ação oferece serviços gratuitos de saúde, assistência social e apoio jurídico aos servidores da instituição.

Durante os dois dias, das 8h às 17h, serão disponibilizados atendimentos com psicólogos, nutricionistas, cardiologistas, psiquiatras, ginecologistas e urologistas, além de exames rápidos e laboratoriais. O público contará ainda com palestras educativas, massoterapia e orientações jurídicas e sociais.

“Essa ação, que começa aqui, pretendemos levar também para comunidades periféricas, envolvendo a sociedade civil organizada e os órgãos de segurança pública, representados na Polícia Civil. Queremos construir novas perspectivas, trazendo aos policiais abordagens sobre direitos humanos, atendimento psicológico e médico, tanto de alta quanto de baixa complexidade”, destacou Alex Pantera, presidente nacional da FNN.

Já o investigador Eustácio Lopes, presidente do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia, ressaltou a importância do evento para os servidores: “Quando realizamos uma atividade como essa, oferecemos ao policial civil mais qualidade de vida. É esse serviço que vamos disponibilizar, para servidores da capital, da região metropolitana e do interior, em uma ação integrada com a Frente Nacional de Negros e Negras”.

A proposta também busca desconstruir a imagem meramente autoritária da figura policial, destacando a importância de humanizar a profissão e aproximar cada vez mais a instituição da sociedade. O evento-piloto deve reunir cerca de 300 pessoas e conta com o apoio da iniciativa privada, de instituições de ensino e de órgãos do Governo da Bahia.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.