Ferreira Costa dos Barris chama a atenção pela busca pela eficiência ambiental

O Home Center Ferreira Costa dos Barris vem se destacando por conta da alta eficiência energética e ambiental. A unidade, inaugurada em 2024 na capital baiana, foi projetada para ser sustentável e para contribuir com a preservação do meio ambiente. Em menos de um ano de funcionamento, o home center já conquistou dois selos importantes: o EDGE, criado pela International Finance Corporation (IFC), e o ouro do programa IPTU Verde, da Prefeitura de Salvador.
Destacam-se entre as outras funcionalidades da loja que contribuem para a preservação ambiental o reaproveitamento da água da chuva, torneiras automáticas que economizam água, a utilização do sistema inteligente de irrigação e a utilização de máquinas de resfriamento de alta eficiência, que além de redução do impacto nas redes elétricas, contribuem na redução da emissão de gases estufa.
“A loja possui o que há de melhor e mais eficiente nesses quesitos. Sabemos que as mudanças climáticas são um desafio para a sociedade, e com isso cabe a nós fazermos o possível para reverter isso dentro da nossa realidade. Todo o prédio foi pensado para ofertar itens e serviços de eficiência energética e ambiental”, reforça o gerente geral da unidade dos Barris, Pedro Souto.
Ainda na Ferreira Costa do Vale dos Barris há um sistema de iluminação em LED e de ar-condicionado de última geração. Para preservação de temperatura interna, reduzindo a necessidade de maior uso dos equipamentos de resfriamento, ocorre ainda na loja uma espécie de isolamento térmico de alta eficiência das fachadas e da coberta.
Pensando nos consumidores que possuem carros elétricos ou híbridos, vale lembrar que na loja há carregadores veiculares. Na loja, atualmente, há seis instalados. Até o fim de fevereiro, antes do Carnaval, será inaugurada uma estação de carregamento rápido.
“Ainda está em fase de estudo a criação de uma usina fotovoltaica no telhado da loja para geração da própria energia. Em funcionamento, a loja vai gerar aproximadamente 60% do seu consumo de energia elétrica, sendo assim mais sustentável e gerando poucos impactos ambientais”, finaliza Pedro Souto.