24.9 C
Nova Iorque
sexta-feira, junho 24, 2022

Wagner Moura dá ‘carteirada’ no Governo, fura fila de editais e garante apoio para filme sobre Marighella

Home >> BRASIL >> Governadores de 14 estados ameaçam decretar calamidade financeira

Wagner Moura dá ‘carteirada’ no Governo, fura fila de editais e garante apoio para filme sobre Marighella

O ator Wagner Moura garantiu sua estreia como diretor de cinema ao dar uma espécie de “carteirada” para conseguir apoio financeiro do Governo do Estado em um filme inspirado na vida do guerrilheiro Carlos Marighella. Com bom trânsito no governo e aproveitando-se do status de estrela internacional, ele foi direto ao governador Rui Costa, na sede da Governadoria, acompanhado de nada menos que o secretário estadual da Cultura, Jorge Portugal, para passar o chapeuzinho.

Meio que rencarnado no protagonista de VIPs, Wagner Moura — que costuma adotar posturas críticas a favorecimentos — passou na frente de diversos produtores e realizadores que se digladiam na arena dos (cada vez mais) escassos editais. No cenário de crise e contingenciamento, garantiu a farinha para o seu pirão primeiro.

ORÇADO EM R$ 10 MILHÕES – Ainda durante a visita ilustre, o governador Rui Costa afirmou que o filme será uma oportunidade das pessoas, sobretudo os mais jovens, conhecerem mais sobre Carlos Mariguella por meio de um filme de ação, sob um novo olhar. “Disse a Wagner [Moura] que a Bahia já está no filme, seja por ele, pelo orgulho que todo o baiano tem com ele nos representando no cinema, eu diria internacional, e pela história de Marighella. Então, a Bahia está dentro. Nós estamos apoiando e, a partir de hoje, sou um parceiro do filme. Estarei na estreia”, pontuou.

O intérprete de Capitão Nascimento ainda botou banca: disse que não interessava fazer um filme com baixo orçamento, para ficar restrito a pequenas salas de cinema. A ideia é um filme de ação, orçado em R$ 10 milhões, com tiro, porrada e bomba, para ter sucesso de público e, depois, trazer Marighella ao lugar de conhecimento público que o personagem histórico ainda não tem. “Não me interesso fazer nada pra pouca gente ver num cineclube. Quero que bombe, que as pessoas vão ao cinema e conheçam essa história”, comentou.

O longa será inspirado na biografia “Marighella – O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo”, escrita pelo jornalista Mário Magalhães, que conta os últimos anos de vida do comunista, assassinato aos 52 anos pelo Regime Militar. A produção vai fazer testes com atores na Bahia para selecionar o intérprete do guerrilheiro.

De acordo com o secretário Portugal, o governo já estuda formas de viabilizar o apoio financeiro. “O governador se comprometeu a fazer contato com algumas empresas como a Bahiagás, Embasa, etc., para ver a possibilidade de um patrocínio direto ou por meio do FazCultura ou da Lei Rouanet”, adiantou.

BAHIA FILMES – Ainda de acordo com o secretário, está em tramitação na Casa Civil a criação da BahiaFilmes, que, de acordo com ele, poderia ser uma das indutoras do projeto cinematográfico. “Assim como a Rio Filmes, a SP Cine, a Bahia já merece ter a sua empresa que vai fomentar tudo isso. Se a gente correr um pouco, quem sabe o filme sobre Mariguella não é o primeiro a ser lançado pela Bahia Filmes”.

EXTRAS – Além de falarem do filme, Rui Costa e Wagner Moura trataram de outros assuntos. O governador, primeiro, apresentou ao ator o projeto de requalificação da Concha Acústica do Teatro Castro Alves, que não acaba nunca.

 ♦

Segundo o governador, o projeto está com mais de 70% das obras concluídas e inclui a construção de novos camarotes e camarins, recuperação das arquibancadas e construção um edifício-garagem. Quando essa primeira parte terminar, daqui uns meses, a gente conta o que vem na segunda etapa.

 ♦

Da parte de Wagner – que no final do mês começa a fazer ainda mais sucesso no papel do traficante colombiano Pablo Escobar na série “Narcos”, do Netflix –, teve presentinhos: Rui ganhou alguns filmes em que o baiano de Rodelas participou. E ainda teve direito a essa resenha impagável contando uma história do cantor Gilberto Gil orientando o trânsito na Graça.

comentários


Rui Costa


Última atualização: 08/12/2015 ás 3:50 PM

Deixar uma resposta


Artigos relacionados

Stay Connected

0FãsCurtir
3,360SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Artigos Mais Recentes