24.9 C
Nova Iorque
sexta-feira, junho 24, 2022

Você sabe o que são essas manchas em sua visão?

Home >> manchetes >> Polícia paulista prende integrante do Hezbollah procurado pela Interpol

Você sabe o que são essas manchas em sua visão?

Moscas volantes são manchas ou pontos escuros no campo de visão e não se trata de uma doença, mas de um sintoma que pode aparecer em diversas doenças oculares, após cirurgias, como as de catarata, após traumatismos nos olhos ou espontaneamente.

Em geral, são pequenas opacidades dentro de uma gelatina que temos dentro do olho, chamada humor vítreo. O vítreo preenche toda a cavidade posterior do globo ocular.

Embora esses corpos flutuantes pareçam estar na frente do olho, eles estão realmente flutuando dentro da gelatina e a sombra deles é projetada sobre a retina, conforme a movimentação dos olhos.

 

O que causa?

São causadas por alterações que ocorrem no vítreo, o gel que preenche o olho, em decorrência da idade ou doenças oculares. Geralmente é acompanhado por um encolhimento ou condensação, chamado de descolamento do vítreo posterior, sendo essa uma causa bastante comum de moscas volantes.

Elas podem resultar também de inflamações dentro dos olhos ou por depósitos de cristais que se depositam na gelatina do vítreo.

O aparecimento dos pontos escuros, pequenos círculos, teias ou sombras podem ser alarmantes, especialmente se aparecem repentinamente. Porém na maioria dos casos eles não são preocupantes e resultam de um processo natural de envelhecimento do olho.

 

Quando elas são importantes?

O humor vítreo está em contato com toda a superfície da retina.

Às vezes a retina pode se romper quando o vítreo degenerado a traciona excessivamente. A rotura pode ocorrer sobre um vaso sanguíneo, havendo sangramento para dentro do olho com o aparecimento de mais sombras no campo de visão.

A rotura de retina pode tornar-se importante, pois a partir dela pode se desenvolver o descolamento de retina. Qualquer aparecimento repentino de mais moscas volantes ou “flashes” de luz requer um exame imediato pelo oftalmologista especialista em retina.

 

Sinais e Sintomas

As moscas volantes geralmente são desconfortáveis logo após o seu aparecimento e com o decorrer do tempo há uma adaptação a elas. A depender da sua localização podem interferir na visão, principalmente na leitura.

Geralmente iniciam-se após os 40 anos de idade, como um processo normal, ou em portadores de miopia. Aparecem feito pontos escuros como se fossem “moscas” ou “teias de aranha” quando movimentamos o olho. É comum surgir primeiramente em um olho e depois passar para o outro.

 

Tratamento

Nos casos em que o desconforto visual é grande e ocorre baixa importante de visão em decorrência da localização das moscas volantes ou pela mudança de posição delas com a movimentação dos olhos, é necessário realizar uma cirurgia para a remoção das opacidades.

Moscas volantes são alterações que devem ser acompanhadas periodicamente pelo oftalmologista

Mas em todo caso, moscas volantes são alterações que devem ser acompanhadas periodicamente pelo oftalmologista, uma vez que podem causar doenças mais graves porque o Vítreo pode descolar e trazer consigo a Retina (Parte do olho em que as imagens são formadas e que está diretamente em contato com o Vítreo).

 

O que causa os ‘flashes’ luminosos?

Quando o humor vítreo degenerado traciona a retina, ela produz a sensação de que estamos vendo “flashes” de luz. É um estímulo mecânico direto sobre a retina. O mesmo efeito pode ser conseguido quando, cerrando os olhos, comprimimos o globo ocular.

Os “flashes” de luz podem ser transitórios. Porém, caso eles se mantenham ou estejam associados ao aparecimento súbito das moscas volantes, deve-se examinar os olhos o mais rápido possível para detectar a presença ou não de rotura de retina ou mesmo de descolamento de retina, através de um mapeamento de retina.

Somente um oftalmologista, especialista em retina, poderá dizer se as moscas volantes são ou não perigosas para a sua visão.

 

Via: Dayhorc

comentários



Última atualização: 07/26/2016 ás 11:41 AM

Artigos relacionados

Stay Connected

0FãsCurtir
3,360SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Artigos Mais Recentes