21.8 C
Nova Iorque
quarta-feira, agosto 17, 2022

Video Mostra Onibus Velhos Sendo Transformados Em Novos Para Circular Em Salvador Assista

Vídeo mostra ônibus usados sendo transformados em ‘novos’ para circular em Salvador; assista

Anunciado com pompa e circunstância pela prefeitura como “novos” e parte da “frota mais moderna do país”, os ônibus da Integra que circulam por Salvador desde o final do ano passado não parecem cumprir o padrão de qualidade propagandeado. Mas para quem desconfiava que o rótulo de novo era somente um rótulo de fato, agora pode deixar a desconfiança de lado…

 ♦

Um vídeo, enviado por um leitor do COMUNICA, na madrugada deste sábado (11/4), mostra cenas surpreendentes, que comprovam a “transformação” de ônibus velhos, com anos de uso, em veículos novinhos em folha – pelo menos visualmente.

  ♦

Na gravação, feita dentro da antiga garagem da Barramar, no bairro de Pirajá, um cinegrafista anônimo comenta o que considera uma brincadeira de mau gosto com a população de Salvador.

  ♦

É piada com a população um negócio desse. Como é que pode? (…) E o prefeito diz que o carro é zero. Que os carros são novos”, diz o autor do vídeo, mostrando veículos com antigas marcações da Agerba (agência que regula os transportes na Bahia), além de veículos que até pouco tempo atrás eram usados em linhas intermunicipais, como a Expresso Metropolitano.

  ♦

Em dezembro, quando apresentou os primeiros 300 dos 700 “novos” ônibus prometidos que passariam a circular por Salvador – outra parte foi entregue em janeiro –, o prefeito ACM Neto (DEM) destacou a qualidade dos “novos” veículos a serviço da população.

  ♦

“Teremos um serviço qualificado. A fotografia do dia de hoje [29 de dezembro] tem peso grande porque simboliza Salvador na primeira colocação do Brasil em termos de frota de ônibus. Com os 700 novos ônibus, Salvador terá a frota mais moderna de todo o Brasil”, afirmou Neto, na época da entrega dos veículos que não contam nem com ar-condicionado.

  ♦

O secretário da Mobilidade (então Urbanismo e Transporte), Fábio Mota, também trouxe boas notícias: toda a frota, que até 2014 tinha em média oito anos de uso, passaria a ter idade média de três anos, já a partir do primeiro dia de 2015.

Jante velha. Tudo sendo pintado aqui. A nova frota da Integra de Salvador é assim: carros velhos e dizendo que os carros são novos”, rebate o denunciante, no vídeo abaixo. Confira!

PREFEITURA REITERA QUE 700 ÔNIBUS SÃO NOVOS – Em resposta à publicação do vídeo, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) divulgou o seguinte comunicado:  “A Semob esclarece que a licitação do transporte público realizada no final de 2014 não garante que toda a frota de ônibus de Salvador (2.700) seja renovada em 2015. Os 700 ônibus que passaram a circular na cidade em janeiro deste ano são completamente novos. Os demais serão trocados aos poucos, à medida que forem atingindo a idade média estabelecida na licitação. Porém, Salvador tem agora um novo conceito de transporte coletivo no qual os ônibus são divididos por bacias/cores, portanto, os antigos coletivos estão sendo pintados e adaptados para esta nova modalidade. Os três consórcios que administram as bacias são: Plataforma, de cor amarela, que opera na área do Subúrbio; Ótima, de cor verde, que atende a toda área do centro da Cidade; e Salvador Norte, de cor Azul, que opera na Orla.”

comentários

Postado em: 11/04/2015 – 5:01

Deixar uma resposta

Artigos relacionados

Stay Connected

0FãsCurtir
3,434SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Artigos Mais Recentes