19.2 C
Nova Iorque
terça-feira, agosto 16, 2022

Ministerio Publico Da Bahia Instaura Inquerito Civil Para Apurar Irregularidades Na Promocao Da Tim

1417023924_WhatsappTwinDesignshutterstock

Ministério Público da Bahia instaura inquérito civil para apurar irregularidades na promoção da TIM

O Ministério Público da Bahia instaurou inquérito civil para investigar irregularidades na promoção “Tarifa Zero”, lançada pela operadora TIM. A promoção oferece aos usuários acesso ilimitado ao aplicativo para troca de mensagens, Whatsapp, sem desconto na tarifa.

 

Para o órgão, a ação “TIM Whatsapp” fere o principio da neutralidade da rede, defendida pelo Marco Civil da Internet, aprovado em abril de 2014. O principio da neutralidade impede que as operadoras elaborem planos específicos para diferentes tipos de consumidores e serviços oferecidos. O marco regulamenta os direitos e deveres de usuários e provedores no Brasil.

  ♦

O promotor de justiça e coordenador do Núcleo de Combate a Crimes cibernéticos, Fabrício Patury, afirmou que é necessário evitar que as empresas possam vender pacotes casados, tal como fazem as operadoras de TV. “A  neutralidade é um direito do consumidor brasileiro. No primeiro momento fica difícil explicar. Todo Mundo quer acesso gratuito. É gratuito para o consumidor, mas oneroso para a inovação. Essas inovações nunca vão ocorrer porque quem tiver o poder econômico vai segurar”, afirma o promotor.

  ♦

No caso da promoção, os usuários permanecem utilizando o aplicativo, mesmo ao fim da franquia de internet, mas não teriam acesso a outros serviços. Apesar da lei já estar em vigor, à regulamentação não foi concluída e tem causado impasses.

 ♦

Em nota, a TIM afirma que não foi notificada da ação do Ministério Público da Bahia e que os planos e ofertas oferecidos pela operadora cumprem todas as determinações vigentes.

comentários

Postado em: 29/01/2015 – 11:08

Deixar uma resposta

Artigos relacionados

Stay Connected

0FãsCurtir
3,434SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Artigos Mais Recentes