24.2 C
Nova Iorque
quinta-feira, agosto 11, 2022

Imbuí em debate: presidente do Conselho de Segurança considera bairro seguro e tranquilo

Home >> manchetes >> PF cumpre mandados em seis estados em operação de desdobramento da Lava Jato

Imbuí em debate: presidente do Conselho de Segurança considera bairro seguro e tranquilo

O COMUNICA traz a segunda entrevista da série que trata de uma das questões mais importantes para moradores e comerciantes do bairro do Imbuí: a segurança. Ouvimos a população sobre o tema e levamos algumas das principais demandas a agentes públicos e à sociedade civil organizada, a fim de traçar um panorama sobre o assunto.

Nesta quarta-feira (28/1), a conversa é com o presidente do Conselho de Segurança do Imbuí (Conseg), José Jorge. Ele garantiu que há ações conjuntas com as polícias Militar e Civil e revelou não se sentir ameaçado com os casos de violência na região. “Eu me sinto seguro no bairro, nas lojas, levando os filhos na escola. Eu me sinto seguro e vejo todos caminhando tranquilamente nas lojas, shoppings, restaurantes”, comentou.

Sobre as ações realizadas pelo Conseg, assumido por ele no ano passado, José Jorge citou como legados de sua gestão, até aqui, ações de conscientização em escolas, cursos para trabalhadores de condomínios residenciais e comerciais, além de ‘palestras pela paz social’, entre outros. Confira o bate-papo.

 

CB – Como se deu a criação do Conselho do Segurança do Imbuí e como o senhor chegou ao cargo de presidente?

Houve uma convocação para reuniões por parte da Associação de Moradores do Imbuí, sendo que a primeira reunião foi realizada no Condomínio Marback. Foi utilizado um carro de som durante três dias convidando a comunidade e moradores para a eleição. Não havia mais de uma chapa, que foi decidida no momento da eleição, sendo a chapa presente eleita por unanimidade. Quem queria participar da diretoria foi voluntário no processo e a ideia era que uma pessoa de cada rua ou área pudesse participar do Conseg Imbuí.

CB – A chapa eleita é a mesma que funciona atualmente?

Sim, mas cinco membros formalizaram a saída depois das eleições e posse.

CB – Os membros que saíram foram substituídos por outros?

Não. Em uma reunião da diretoria percebemos que os membros restantes poderiam atuar de forma eficiente.

CB – Há previsão de quando será a próxima eleição?

A gestão é de dois anos, sendo que em junho finaliza o período da atual gestão.

CB – O Conseg Imbuí conta com algum estatuto?

Sim. O nosso estatuto foi retirado da cartilha da PM, sendo que fizemos algumas atualizações.

CB – Os membros do conselho são remunerados?

Não. Todos atuam de forma voluntária.

CB – O que a pessoa precisa fazer para participar do conselho?

Para fazer parte da diretoria, somente na próxima eleição, sendo que optamos por não receber mais ninguém devido à tentativa de aproximação política.

CB – As pessoas podem participar das reuniões?

Não podem participar das reuniões da diretoria, mas nunca fomos procurados por alguém interessado em participar de uma reunião.

CB – O Imbuí tem um morador que é político, o vereador Euvaldo Jorge. Qual a participação dele junto ao conselho?

Ele participou das reuniões iniciais, mas, como político, ele não pode participar do conselho.

CB – Qual o apoio que ele pode dar enquanto morador do bairro?

Outros se colocaram à disposição, mas com conotação política, sendo que preferimos caminhar de forma independente, até porque já houve correspondências anteriores convidando moradores e que tinham cunho político e é difícil dissociar o morador do político.

CB – Quais atividades o conselho já conseguiu implementar durante este período de atuação?

Realizamos palestras de prevenção às drogas em duas escolas do bairro, atingindo aproximadamente 500 alunos; ginástica laboral com café da manhã na praça; curso de capacitação em técnicas de segurança, com certificado, para profissionais de condomínios residenciais e comerciais do bairro. Apoiamos outros conselhos na realização deste curso, como o da Pituba, Brotas e Jardim Armação e Costa Azul. Encaminhamos e acompanhamos dependentes químicos ao centro de reabilitação, participação com a Sprev para a elaboração do Regulamento dos Consegs, com várias reuniões. Recebemos a Comenda de Amigo da Polícia Militar. Ministramos palestra sobre a paz social no Encontro Estadual dos Consegs da Bahia, com a presença dos operadores de polícia e representantes dos Conselhos da Bahia.

CB – O conselho de segurança serve para criar um elo entre a polícia e a comunidade. O que vocês fizeram para aproximar a comunidade e a polícia?

Primeiro, as palestras nas escolas, pois os alunos são da comunidade também. Tem os cursos em que foram enviadas correspondências a todos os síndicos, eventos na praça, como a ginástica laboral, além da disponibilização dos telefones da viatura, que atende ao bairro, o da 39ª CIPM e o do coordenador de plantão.

CB – No lançamento do Conselho, em julho de 2013, uma das propostas era a instalação de câmeras de videomonitoramento pelo bairro. Foram instaladas?

Houve uma reunião em que participou o representante da 39ª CIPM, capitão Josean, que informou que havia um projeto do Governo do Estado para a instalação dessas câmeras. No Imbuí foram instaladas três câmeras: duas na praça e uma no final da Rua Patativas. Mais duas câmeras serão instaladas no prédio do Fórum Regional do Imbuí.

CB – Outra proposta era incentivar os proprietários de bares e restaurantes a não venderem bebidas alcoólicas para quem já estivesse visivelmente embriagado, como uma forma de inibir a violência. Vocês conseguiram colocar esta ação em prática?

Tivemos reuniões com os representantes dos quiosques e solicitamos o apoio deles, inclusive sendo criado um grupo no WhatsApp.

CB – Houve reclamações com relação à falta de reuniões e uma parada nas atividades do conselho…

Foi devido ao período da Copa do Mundo e das eleições.

CB – Quais são os planos para 2015? Já realizaram reuniões?

Para 2015, pretendemos continuar as palestras, discutir mais a questão da prevenção as drogas nas escolas, para evitar que as crianças se aproximem de traficantes. Nós iremos nos reunir no mês de fevereiro para fazermos um planejamento de ações para esse ano, pois já se passaram as férias.

CB – Quais os problemas de segurança que o senhor ainda identifica no bairro e que o Conseg pode atuar para melhorar?

Nós temos visto a ação da polícia, as viaturas… O Imbuí é um bairro onde as pessoas fazem cooper até as 22h, famílias brincando, jogando vôlei, futebol. O Imbuí abrigou, no ano passado, a Fifa Fan Fest; na semana passada, houve a Feira da Cidade e tivemos o Natal de Salvador, em dois dias, com mais de cinco mil pessoas, com corais e etc. No Imbuí as pessoas têm uma sensação de segurança, senão não abrigaria eventos como esses. Eu me sinto seguro no bairro, nas lojas, levando os filhos na escola. Eu me sinto seguro e vejo todos caminhando tranquilamente nas lojas, shoppings, restaurantes, mas nós sabemos dos fatos relacionados à violência. O que estamos fazendo, no que compete ao Conseg, é trabalhar a prevenção e estreitar mais o contato. Os profissionais de condomínio perceberam as melhorias obtidas depois do curso. Estamos querendo fortalecer os conselhos, pois eles estando unidos atuam em conjunto. Se cada um atuar só em seu bairro, pode fazer com que um criminoso saia de um bairro para atuar em outro.

CB – Qual a mensagem que o senhor deixa para a população do Imbuí e adjacências?

Dizer que continuamos com um canal aberto, através do Facebook (página) Conseg Imbuí, do e-mail [email protected], e que eles podem contar com nosso conselho, com a PM e com a Polícia Civil, que fazem um trabalho sério – o comandante Major Gabriel Neto e a Dra. Rogéria (delegada) estão abertos ao contato para atender à população, tanto que participaram dos cursos de capacitação, sendo que as ocorrências precisam ser registradas e, como o conselho, precisam da ajuda da comunidade para realizar suas atividades.

LEIA TAMBÉM A ENTREVISTA COM O MAJOR GABRIEL NETO, COMANDANTE DA 39ª CIPM.

comentários



Última atualização: 01/28/2015 ás 11:31 PM

Deixar uma resposta

Artigos relacionados

Stay Connected

0FãsCurtir
3,431SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Artigos Mais Recentes