19.2 C
Nova Iorque
terça-feira, agosto 16, 2022

Ibope mostra cenário estável no primeiro turno. No segundo, só Ciro bate Bolsonaro

Ibope mostra cenário estável no primeiro turno. No segundo, só Ciro bate Bolsonaro



Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira, 3 de outubro, mostrou um cenário estável na corrida eleitoral após o instituto registrar uma melhora da performance de Jair Bolsonaro na última segunda-feira. O candidato do PSL que tinha 31% no levantamento anterior agora aparece com 32%, oscilando dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais. O mesmo aconteceu com Fernando Haddad, do PT, que oscilou positivamente dois pontos: de 21% para 23%. Ciro Gomes, do PDT, oscilou um ponto para baixo (de 11% para 10%), mas é o único que vence Jair Bolsonaro no segundo turno, por 46% a 39%. Em todas as demais simulações, há empate técnico entre os competidores.

O Ibope entrevistou 3.010 eleitores entre primeiro e 2 de outubro em sua segundo levantamento para a reta final do primeiro turno, que acontece em 7 de outubro. Apesar da estabilidade dentro da margem de erro, Bolsonaro segue com tendência de alta, o que deve manter as campanhas adversárias em estado de alerta. Há semanas o campanha do PSL estimula, até mesmo com pesquisas falsas, a ideia de que o deputado federal pudesse levar a eleição já no primeiro turno. Antes tido como descartado, o cenário começou a ser considerado como possível, ainda que improvável, com os números do Ibope de segunda e do Datafolha da terça-feira. O mercado financeiro viveu dois dias de euforia com a possibilidade de a extrema direita liquidar a disputa já no próximo domingo. “A frequência das pesquisas Datafolha e Ibope revela uma volatilidade grande. Então todo resultado novo precisa ser interpretado com cautela”, diz Andrei Roman, da consultoria Atlas Político. “Os resultados dessa pesquisa vão diminuir a especulação em relação a uma possível vitória do Bolsonaro no primeiro turno”, avalia Roman.

Outra cifra acompanhada com lupa nesta reta final é a rejeição aos candidatos –quando o eleitor diz que não votaria de jeito nenhum no nome apresentado pelo entrevistador– porque pode ser decisiva no segundo turno. Neste quesito, Bolsonaro segue liderando, mas o rechaço ao capitão oscilou para baixo dois pontos de 44% para 42%. Os petistas, que se mostraram alarmados com a alta rápida da rejeição de Haddad no levantamento anterior também ganharam um alento: o rechaço ao ex-prefeito de São Paulo de 38% para 31%.

A reta final da campanha terá pesquisas praticamente diárias. Nesta quinta-feira, data do último debate dos presidenciáveis na TV Globo, é a vez de o Datafolha divulgar novos números. Bolsonaro disse que não vai ao debate e citou que o veto é uma recomendação média. O líder das pesquisas se recupera em sua casa, no Rio de Janeiro, de um atentado a faca sofrido em 6 de setembro.

OS PRINCIPAIS NÚMEROS DA PESQUISA

INTENÇÃO DE VOTO

(Entre parênteses o índice de cada candidato na pesquisa anterior, divulgada no dia 2 de outubro).

Jair Bolsonaro (PSL): 32% (31%)

Fernando Haddad (PT): 23% (21%)

Ciro Gomes (PDT): 10%(11%)

Geraldo Alckmin (PSDB): 7% (8%)

Marina Silva (Rede): 4%(4%)

João Amoêdo (Novo): 2%(3%)

Alvaro Dias (Podemos): 1%(2%)

Henrique Meirelles (MDB): 2% (2%)

Guilherme Boulos (PSOL): 0%(1%)

Cabo Daciolo (Patriota): 1%(0%)

Branco/nulos: 11% (12%)

Não sabe/não respondeu: 6% (5%)

REJEIÇÃO AOS CANDIDATOS

Jair Bolsonaro (PSL): 42% (44%)

Fernando Haddad (PT): 37% (38%)

Marina Silva (Rede): 23% (25%)

Geraldo Alckmin (PSDB): 17% (19%)

Ciro Gomes (PDT): 16% (18%)

Poderia votar em todos: 3% (2%)

Não sabe/não respondeu: 7% (6%)

SEGUNDO TURNO

Ciro Gomes (46%) X Bolsonaro (39%) – Branco/nulo (13%)/Não sabe (3%)

Geraldo Alckmin (41%) X Bolsonaro (40%) – Branco/nulo (16%)/Não sabe (3%)

Haddad (43%) X Bolsonaro (41%) – Branco/nulo (12%)/Não sabe (3%)

Bolsonaro (43%) X Marina Silva (39%) – Branco/nulo (16%)/Não sabe (2%)

 

 

Com ElPais

Leave your vote

0 points

Upvote
Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%



comentários

Artigos relacionados

Stay Connected

0FãsCurtir
3,434SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Artigos Mais Recentes