Homem ateia fogo ao corpo em Seul em protesto contra o Japão
Um sul-coreano ateou fogo próprio corpo nesta quarta-feira (12/8) em frente à embaixada do Japão, em Seul, durante um protesto contra o uso de escravas sexuais coreanas pelas tropas japonesas durante a Segunda Guerra Mundial. Cerca de mil pessoas participaram da mobilização.
♦
Algumas pessoas que participavam do ato usaram um cobertor e garrafas de água para tentar apagar as chamas, antes de chegada dos bombeiros. O homem foi levado a um hospital e, segundo a agência de notícias ‘Yonhap’, seu estado de saúde é estável. A agência também informou que o homem tem 81 anos e é conhecido como ‘Choi’. Ele teria nascido nas cidade de Gwangju (sul).
♦
O incidente aconteceu a três dias da comemoração do 70º aniversário da independência da Coreia do Sul, que aconteceu em 15 de agosto de 1945 após a colonização do Japão entre 1910 e 1945. O governo da Coreira da Sul tem criticado a resistência do primeiro-ministro japonês Shinzo Abe em reconhecer o recrutamento obrigatório de mulheres sul-coreanas, que serviram como prostitutas nos bordéis dos soldados japoneses. A Coreia do Sul alega que o Japão ainda não fez o suficiente para desagravar o país por este triste episódio histórico.
Última atualização: 08/12/2015 ás 10:18 AM