21.8 C
Nova Iorque
quarta-feira, agosto 17, 2022

Cerca de 21% deixaram de votar neste segundo turno; Pojuca (Ba) liderou em votos brancos

Home >> manchetes >> Começam proibições de propaganda eleitoral no rádio e na televisão

Cerca de 21% deixaram de votar neste segundo turno; Pojuca (Ba) liderou em votos brancos

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 21% do eleitorado não compareceu às urnas neste domingo (26/10) para o segundo turno das eleições. O número é superior ao do primeiro turno que ficou em 19,39%. Apesar desta ter sido a eleição mais acirrada desde a redemocratização do país, houve um alto número de pessoas que decidiram não votar. Isto pode ser explicado pelo fato do tom agressivo das duas campanhas presidenciáveis. Para muitas pessoas, nenhum dois dois candidatos conseguiu convencer ou mostrar um plano de governo coerente com a atual situação do país.

Para o TSE, as abstenções geram prejuízos, pois a estrutura eleitoral é organizada baseando-se no número de pessoas aptas a votar. O recadastramento biométrico tem sido apontado como solução para este problema. Segundo apontou o UOL, nas eleições de 2012, as cidades que haviam passado pelo recadastramento tiveram um número menor de abstenções. Isso porque exclui-se da base de votantes, os eleitores mortos.

Em eleições do segundo turno o número de votos brancos e nulos cai em relação ao primeiro. Isso acontece no Brasil desde 1989, quando Collor foi eleito. Quando tem a opção de escolher entre apenas dois candidatos as pessoas tendem a escolher um lado, fazendo com que a taxa de brancos e nulos caia em relação ao primeiro turno que apresenta mais postulantes. Nesta eleição, votos brancos e nulos chegaram a 6%.

O estado do Rio de Janeiro foi o que apresentou a maior porcentagem de votos nulos, chegando a 12,56% na cidade de Bom Jardim.

Pojuca-Ba foi a cidade brasileira que registrou o maior número de votos em branco, chegando a 4,28% (862, em números absolutos).

imagem: O Globo

comentários



Última atualização: 10/27/2014 ás 1:14 PM

Deixar uma resposta

Artigos relacionados

Stay Connected

0FãsCurtir
3,434SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Artigos Mais Recentes