24.2 C
Nova Iorque
quinta-feira, agosto 11, 2022

Cachaça mais cara à vista: Dilma pede e Câmara aprova aumento de tributação de bebidas




Cachaça mais cara à vista: Dilma pede e Câmara aprova aumento de tributação de bebidas



Medida provisória que aumenta impostos sobre bebidas quentes faz parte de ajuste fiscal do governo Dilma | Foto: Revista Exame

O plenário da Câmara aprovou, na noite desta terça-feira (15/12), projeto de lei de conversão à Medida Provisória 690, que aumenta a tributação das chamadas bebidas quentes (bebidas destiladas e vinhos), dos produtos de informática como computadores, tablets, smartphones, entre outros, e dos direitos de imagem e de autor.

Vinhos e aguardentes pagarão uma alíquota menor do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Ao invés dos 10 ou 20% para os vinhos, propostos na MP original, o texto aprovado estabelece para os vinhos o reajuste de 6% em 2016 e 5% a partir de 2017 em diante.

Pelo texto aprovado, as mudanças na tributação valerão a partir de 1° de janeiro do ano que vem. O texto original previa o reajuste a partir 1º de dezembro deste ano. A MP 690/2015 faz parte do pacote de ajuste fiscal pela presidenta Dilma Rousseff.

Nas votações das emendas e dos destaques, os deputados aprovaram emenda do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) modificando o texto que já havia sido aprovado. Com isso, foi retirado do texto da medida provisória o aumento do Imposto de Renda e da Contribuição sobre o Lucro Líquido (CSLL) incidentes nas receitas de direito de autor e de imagem.

ATÉ O LICOR – Em outra votação, os deputados aprovaram emenda do deputado Pauderney Avelino (DEM-AM) incluindo os licores no grupo das chamadas bebidas quentes. O texto do projeto de lei de conversão que foi aprovado pelos deputados será encaminhado à apreciação do Senado. Com informações da Agência Brasil.



comentários



Leave a Comment

 


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Artigos relacionados

Stay Connected

0FãsCurtir
3,431SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Artigos Mais Recentes