Bahia Entretenimento

Eu Também Canto Bahia: Evento de capoeira reúne mestres cantadores da Bahia para gravação de CD

Na capoeira, a musicalidade está presente como um dos elementos centrais. Em conjunto com o berimbau, a música dita o ritmo do jogo e a postura dos capoeiristas. A Bahia é referência quando se fala na luta de resistência e em música, por isso as cantigas baianas de capoeira são tão importantes para a cultura nacional.

Com a proposta de promover a valorização das cantigas de capoeira da Bahia, o evento ‘Eu também canto Bahia’ realizará a gravação de um Cd com os principais nomes de mestres e mestras da luta de resistência do estado. O cd contará com as vozes dos mestres Pelé da Bomba, Boca Rica, Lua Rasta, Bozó Preto, Já Morreu, Buguelo, Gagé, Dandara, Nani de João Pequeno, Tonho Matéria, Brisa, Gajé, Malícia e Boca (do Maré).

O evento acontecerá no dia 21 de abril, na praça Pedro Arcanjo. A programação, que terá início às 08h, contará com uma apresentação de abertura do grupo percussivo com foco nos ritmos de matriz africana Mãos no Couro, seguida por uma roda de conversa com os (as) mestres (as) cantadores (as) e mediada pelos mestres Duda e Patrícia. A Orquestra de Berimbaus Afinados (OBADX) virá logo depois, apresentando as diversas possibilidades rítmicas do berimbau. A gravação do CD acontecerá ao vivo e contará com roda de capoeira e samba de roda.

Essa é a primeira edição do evento, que tem como objetivo fomentar o resgate e manutenção das tradicionais cantigas de capoeira baiana. Os ingressos podem ser adquiridos na loja Agô Capoeira ou via transferência bancária. O valor é R$ 20,00. Para mais informações, entre em contato com (71) 99372-0206 ou pelo perfil no instagram @eutambemcantobahia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *