Ufba abrirá 1980 vagas em novos cursos de especialização lato sensu a distância

Dez cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Direito, Educação, Saúde, Tecnologia e Administração serão ofertados pela Universidade Federal da Bahia na modalidade de Educação à Distância (EAD), neste primeiro semestre de 2017. Ao todo, serão 1.980 vagas de especialização, com a vantagem de que o estudante pode acompanhar as atividades sem precisar deslocar-se para a Universidade, utilizando-se da plataforma online, segundo informa a superintendente de Educação à Distância da UFBA (SEAD/UFBA), Márcia Rangel, salientando que também é uma oportunidade para profissionais que já atuam no mercado de trabalho.

Os cursos à distância oferecidos pela SEAD/UFBA têm o objetivo de atender principalmente à demanda de formação e especialização de professores que atuam no ensino público fundamental e médio e gestores da administração pública. Entre as opções, estão sete novos cursos: Estado e Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais (150 vagas); Educação em Direitos Humanos (120 vagas); Produção de Mídias para Educação Online (240 vagas); Educação em Gênero e Direitos Humanos (240 vagas); Saúde Coletiva, área de concentração em Saúde da Família (160 vagas); Gênero e Diversidade na Escola (100 vagas); Atividade e Saúde no Contexto da Educação Básica (90 vagas) e Gestão de Pessoas com Ênfase em Formação de Competências na Gestão Pública (200 vagas), além de três cursos que já são normalmente ofertados: Ensino da Filosofia no Ensino Médio (200 vagas); Ensino da Sociologia no Ensino Médio (280 vagas) e Gestão Pública Municipal (200 vagas).

Os editais serão publicados e disponibilizados nos próximos dias no site da SEAD (https://sead.ufba.br/), orientando para o processo seletivo que acontecerá no mês de marco. A previsão é de as aulas comecem em maio de 2017, com duração de dois anos. Grande parte das atividades acontecerá no ambiente digital, usando a plataforma Moodle (AVA), que pode ser acessada pela Internet no www.moodle.ufba.br. Apenas alguns encontros destinados às aulas complementares e avaliações serão realizadas presencialmente, em frequência a ser definida pelo coordenador do curso.

EAD na UFBA

A preocupação com um novo modelo educacional, incluindo a informatização do ensino e a educação à distância, instalou-se na UFBA em 1999, com o projeto institucional UFBaNET. Nos anos 2000-2002, a UFBA coordenou o projeto REMA (Rede Metropolitana de Alta Velocidade), consórcio que envolvia seis instituições na montagem e funcionamento de uma rede de alta velocidade e suas tecnologias, além das aplicações que fariam uso dessa rede.

Nesse cenário, foi proposto o ABRA – Ambiente Brasileiro de Aprendizagem, ambiente de suporte à aprendizagem via Internet, com a criação de um software de uso livre e de baixo custo que permitisse a entidades carentes de recursos financeiros o uso dessa plataforma de aprendizagem. Em 2000 e 2001, foi desenvolvido no Instituto de matemática, o protótipo de um Curso de Atualização em Matemática, destinado aos professores de escolas públicas baianas com duas turmas de alunos – uma em Salvador e outra em Barreiras.

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