Menu

Mundo deve se preparar para uma pandemia global, adverte Bill Gates

norte-americano Bill Gates, que participou terça-feira em Berlim em uma conferência de doadores da organização Gavi, a Aliança Global para Vacinas e Imunização, acredita que seria imprudente não se preparar para o risco de uma pandemia a nível global.

“Um patógeno ainda mais difícil (quanto o Ebola) poderia ocorrer: formas de gripe, como SARS ou algum tipo de vírus que nunca foi visto antes e pode existir”, disse ele em uma entrevista para AFP.

“Nós não sabemos se isso vai acontecer, mas o risco é significativo o suficiente para que tenhamos uma lições do Ebola é perguntar-nos: estamos preparados o suficiente? É como quando estamos nos preparando para a guerra”, continuou ele.

Segundo ele, o correto seria preparar voluntários que serão treinados para responder rapidamente às emergências de saúde, como planos desenvolvidos e testados nos países mais atingidos pelo Ebola, Guiné, Libéria e Serra Leoa, por exemplo, registraram quase 8.700 mortos, segundo o último relatório da OMS.

Campanha de vacinação para crianças

Bill Gates, classificado pela Forbes como o homem mais rico do mundo, com uma fortuna de cerca de US $ 80 bilhões, disse a fundação que dirige com sua esposa Melinda, distribuiu cerca de US $ 4 bilhões por ano para ajudar os mais pobres do mundo.

A fundação também é um dos principais contribuintes para a organização Gavi, que obteve promessas de doações na casa dos 7,539 bilhões de dólares para prosseguir uma campanha de vacinação infantil entre 2016 até 2020.

Bill Gates também expressou sua preocupação com a ascensão da anti-vacinação comum nos países ocidentais por temerem riscos a saúde ocasionados pelas vacinas.

“Nós nos concentramos em crianças pobres. Milhões delas morrem de doenças que poderiam ser evitadas por vacinas “, continua ele. “É uma pena que não exista 100% (vacinação) nos países sob rico.”

O cofundador da Microsoft também salienta a importância da tecnologia na realização de campanhas de vacinação. “Nós usamos fotos de satélite para determinar onde as pessoas vivem, usamos o GPS com telefones móveis para ver se as equipes de vacinação que vão bem em todos os lugares que eles precisam ir, fazemos análise estatística para ver s ‘há crianças que não conseguiram se vacinar”, diz ele novamente.

“As novas tecnologias nos permitirá ver o que está acontecendo, a um custo muito mais baixo”, disse ele.

Bill Gates disse que estava orgulhoso de ter incentivado outros bilionários americanos, como Warren Buffett, a dedicar uma parcela significativa de sua riqueza para caridade. Ele diz que quer levar esta mensagem para a Europa, Índia e China, “Onde quer que eu vá, eu digo às pessoas o quanto eu me deleito na filantropia e eu encorajar outros a se envolver.”

 uma parcela significativa de sua riqueza para caridade. Ele diz que quer levar esta mensagem para a Europa, Índia e China, “Onde quer que eu vá, eu digo às pessoas o quanto eu me deleito na filantropia e eu encorajar outros a se envolver.”

 

Fontes: Lepress

comentários

Comments ( 2 )

  • When I originally commented I clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and now each time a comment is added I get four emails with the same comment. Is there any way you can remove me from that service? Thanks!

  • I’d need to examine with you here. Which is not something I often do! I enjoy studying a post that can make people think. Additionally, thanks for permitting me to remark!

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>