Ecologista compila lista com animais que provavelmente se tornaram extintos em 2017

No final de cada ano, o ecologista da vida selvagem David Steen compila uma lista de criaturas que provavelmente se tornaram extintas e para a  lista de 2017 incluiu o morcego, gato e vários lagartos , embora outras criaturas possam desaparecer para sempre e nós simplesmente não sabemos disso.

Steen, um ecologista da Auburn University, iniciou a lista anual de extinção em 2012 para estabelecer uma fonte clara e confiável para a extinção do planeta. Educar o público sobre a perda de espécies, na sua opinião, é tão importante quanto desanimador.

“É deprimente, francamente, pensar em todas as criaturas que nunca mais veremos, mas acho que é importante para nós perceber a extinção como perda de espécies reais e não apenas números e taxas”, disse Steen via e-mail ao portal Mashable.

Steen observa que listar qualquer espécie em particular é “surpreendentemente complicado”. Algumas espécies desapareceram da natureza, mas ainda são mantidas vivas em ambientes cativos, como os jardins zoológicos. Alguns podem ter desaparecido há anos, mas ainda não descobrimos ou estabelecemos oficialmente que tinham desaparecido. Outras espécies desapareceram de regiões inteiras do mundo – mas poderiam se apegar à existência em outros lugares.

O gato de pesca, Prionailurus viverrinus, do Sudeste Asiático.O gato de pesca, Prionailurus viverrinus, do Sudeste Asiático é um bom exemplo.

Os pesquisadores não conseguiram encontrar nenhum desses gatos de tamanho médio na ilha de Java, na Indonésia, onde já eram abundantes. Provavelmente, eles estão agora extintos em toda a nação, mas Steen diz “eles persistem em números baixos em outro lugar”.

Esses gatos estão na lista de Steen.

As espécies da ilha, disse Steen, são particularmente “vulneráveis ​​à extinção e estamos vendo vários desses animais piscando”. Uma vez que uma espécie estrangeira predatória, como um rato ou uma cobra, é introduzida em uma ilha, não há lugar para as espécies nativas correrem.

Na Ilha de Natal, no noroeste da Austrália, três lagartos – o gecko de Lister, o skink de cauda azul, o skink da floresta da Ilha de Natal – e um morcego são amplamente presumidos para terem desaparecido. Eles também fazem a lista de Steen. As espécies exóticas ou não nativas são provavelmente culpadas, mas talvez não sejam as únicas.

Alguns cientistas argumentam que estamos vivendo agora durante um dos eventos de extinção em massa da Terra – o que seria o sexto conhecido dessa ocorrência. Independentemente de como os cientistas definem um “grande evento de extinção”, Steen observa que uma crise de extinção significativa está acontecendo de forma incontestável agora.  

A ilha de Natal pipistrelle, um morcego, agora é considerada extinta.
Na ilha de Natal pipistrelle, um morcego, agora é considerada extinto.

“Todas as evidências apontam para nós com um efeito rápido e desproporcional sobre as espécies que nos rodeiam”, disse ele. “Não é difícil dizer que vivemos a sexta grande extinção”.

Ainda assim, Steen acredita que é importante dar um progresso devido – em lugares onde é merecido. As áreas de conservação, tanto nos oceanos como em terra, estão sendo estabelecidas.

Em novembro, o México designou a maior reserva oceânica da América do Norte, o Parque Nacional do Arquipélago Revillagigedo no Oceano Pacífico. Estas 58 mil milhas quadradas de espaço protegido são o lar de tubarões, tartarugas e centenas de espécies de peixes (dezenas dos quais vivem em nenhum outro lugar). Nada pode ser pescado legalmente aqui.

“Há muito a ser desencorajado”, disse Steen. “Mas quando se trata de conservação, tento perceber nosso progresso como” dois passos adiante, um passo atrás “.

“Continuaremos a perder as espécies e os seus habitats, mas precisamos prestar atenção a todas as novas áreas de conservação que são estabelecidas, as espécies que estamos reintroduzindo nos seus antigos habitats, e talvez o mais importante, as pessoas apaixonadas que estão fazendo tudo possível.”

 

Com informações do Mashable 

Leave your vote

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

comentários

Mega Sena
2018/1/13
01 05 14 23 35 45
Dupla Sena 1
2018/1/13
04 11 18 19 20 25
Quina
2018/1/15
06 13 33 57 59
TimeMania
2018/1/13
07 20 30 37 49 50 53

Hey there!

Forgot password?

Forgot your password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Close
of

Processing files…