sex. jul 10th, 2020

Comunica Bahia

Sua fonte de notícias

Governo adia posse do novo ministro da Educação

Yahoo – O governo de Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou o adiamento do novo ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli, que estava marcada para esta terça-feira (30). Não foi determinada até agora uma nova data para a posse.

A informação foi publicada inicialmente no blog do jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, e confirmada pelo jornalista Valdo Cruz, da GloboNews.

O motivo do adiamento da posse, segundo os blogs, é uma checagem completa por parte do governo em cima do currículo apresentado por Decotelli. A conferência dos títulos deve ser acompanhada pela Abin (Agência Brasileira de Inteligência).

Nesta segunda-feira (29), a Universidade de Wüppertal, no oeste da Alemanha, negou que o pesquisador obteve o título de pós-doutor pela instituição como divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) durante o anúncio da escolha do nome.

Em nota, a universidade alemã esclareceu que o ministro conduziu pesquisas na universidade por um período de três meses em 2016, mas não concluiu nenhum programa de pós-doutoramento. “Carlos Decotelli não obteve nenhum título na nossa universidade”, afirmou a responsável pela comunicação da Bergische Universität Wüppertal (BUW), Jasmine Ait-Djoudi.

No currículo disponível na plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Decotelli descreve que frequentou a universidade alemã entre 2015 e 2017 e que recebeu o título de pós-doutor.

Um pós-doutorado não é um título acadêmico formal, mas é um termo usado em referência a pesquisas feitas após um acadêmico obter um título de doutor.

Essa não é a primeira informação incorreta presente no currículo do sucessor do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub.

Na última sexta-feira, o reitor da Universidade Nacional de Rosario (Argentina), Franco Bartolacci, informou que Decotelli não obteve um título de doutor em administração da Faculdade de Ciências Econômicas e Estatísticas e confirmou que a tese de doutorado foi reprovada.